Atualização do firmware da Braille Sense 6 V2.0

A HIMS acabou de disponibilizar a atualização do Android 12 para o computador Braille Sense 6.

A atualização deverá ser realizada on-line, acessando a opção: Utilitários, Atualização e escolher a opção on-line. A Tecnovisão, também está disponibilizando os links para quem desejar realizar a atualização off-line:

Confira as novidades que estão chegando!

Release Note para o BrailleSense 6 V2.0

Melhorias em geral

  1. Atualiza o dispositivo para o Android 12. *Observação: você não conseguirá voltar a versão do dispositivo depois de atualizar sem perder todos os dados.
  2. Adiciona o programa de Lista de afazeres no menu Organizador. 
  3. Adiciona jogos do BrailleSense no menu Extras. 
  4. Acrescenta um instalador de aplicativos na opção Todos os Apps, semelhante ao que existe no SensePlayer, para facilitar o acesso de novos usuários a alguns aplicativos populares.
  5. Acrescenta o menu Add-Ons opcionais no final do menu Principal para facilitar o acesso aos downloads da Bíblia Bible, bem como a aplicativos como o Chat GPT.
  6. Nova função Chat GPT: está disponível como download opcional. *Teste gratuito limitado de algumas perguntas, mas requer sua própria chave de API se você pretende usar extensivamente.

Melhorias em programas específicos

  1. Geral
    1. Adicionada a função para ditar texto em áreas de edição de documentos, incluindo o Processador de Texto, Bloco de Notas e ao escrever uma mensagem de e-mail ou linha de assunto. A hotkey é “F4-D”.
    2. Alteradas as opções de Desligamento para corresponder ao que está atualmente no SensePlayer, agora oferecendo as opções Desligar, Reiniciar ou Cancelar.
    3. Agora, quando você imprimir a partir do programa de e-mail, Gerenciador de atividades ou Gerenciador de endereços, você poderá responder se deseja usar a Impressora ou um serviço de impressão Android (Impressora).
    4. Corrigido o problema que ocorria que sempre que se conectava um teclado QWERTY e a entrada mudava para o Braille do computador, a saída também mudava. Agora a saída deve permanecer no grau Braille escolhido.
    5. Melhorias na interface visual do usuário: ícones adicionados para permitir que os assistentes com visão possam identificar mais rapidamente o conteúdo visualmente.
    6. Braille de 8 pontos: utilizar o ponto 7 para escrever letras maiúsculas e o ponto 8 para escrever números
  2. Gerenciador de arquivos
    1. Agora você pode instalar arquivos XAPK e APKS diretamente do Gerenciador de Arquivos. Estes tipos de arquivos são frequentemente encontrados em sites como APK Pure e APK Monk, pois os aplicativos são muitas vezes amarrados em pacotes que são divididos na instalação.
    2. Agora você poderá visualizar corretamente as pastas do OneDrive acima de 400 itens.
  3. Processador de texto
    1. Agora você não deve receber o aviso para salvar um documento em branco.
    2. O salvamento automático deve funcionar agora para novos documentos.
    3. Corrigimos problemas com o cursor Braille.  
  4. Processador de texto e Bloco de Notas
    1. Corrigimos o problema de salvamento automático de arquivos de drive de nuvem.
    2. Corrigimos o problema que existia para ir para o documento anterior ou próximo quando são incluídos arquivos de drives de nuvem.
    3. Corrigimos o problema ao abrir alguns arquivos do Google Docs.
  5. E-mail
    1. Adicionada a opção “Ordem de classificação”. Localizada em Ferramentas/Opções. Permite definir ordem ascendente ou descendente
    2. O campo “Para” agora está disponível ao se fazer uma pesquisa usando Espaço-F.
    3. Adicionada a exclusão permanente usando uma opção do menu/hotkey: isto significa que se pode excluir imediatamente uma mensagem ao invés de enviá-la para a lixeira primeiro. A hotkey é Backspace-D.
    4. Agora, quando você navegar entre contas de e-mail usando Backspace-3-4-5 e Backspace-1-2-6, sua posição na caixa de correio será lembrada.
    5. Agora, quando você pressiona Enter sobre um anexo, você terá a opção de salvá-lo ou abri-lo. Se você abri-lo, ele será automaticamente salvo na pasta Downloads e aberto no aplicativo correspondente. Se você escolher a opção Salvar, a caixa de diálogo comum Salvar como será exibida. Se você selecionar vários arquivos, você terá que responder como de costume, em que pasta deseja salvá-los.
    6. Ao escrever uma mensagem, foi adicionada uma opção que pergunta se você deseja substituir o existente ou criar um novo arquivo quando tentar anexar um arquivo com o mesmo nome de um arquivo já anexado.
    7. Quando uma mensagem é aberta, se a relevância for diferente de “normal”, você a encontrará na ordem Tab.
    8. Adicionada a designação de prioridade/relevância ao receber mensagens de e-mail caso a relevância seja definida diferentemente de “normal”. Na Lista de mensagens do Exchange ela é anunciada enquanto você navega, e identificada em Braille, com H para “alta” e L para “Baixa”. Quando a mensagem for aberta e seu o nível de relevância for diferente de “normal”, você a encontrará na ordem do Tab.
    9. Ao escrever uma mensagem você poderá definir o nível de relevância.
    10. Também acrescentamos agora um status Flag (bandeirinha) e a possibilidade de atribuir o status Flag aos e-mails. Quando na lista de mensagens, para alterar o status flag (bandeirinha) da mensagem em destaque ou selecionada pressione Backspace-Enter-F. Se a mensagem for aberta você poderá alterar a caixa de seleção na ordem do Tab. * As Flags serão sincronizadas para IMAP e Exchange, mas se aplicarão somente internamente para POP3, pois não ocorre sincronização do servidor para contas POP3.
    11. Acrescentado uma função Arquivar ao e-mail. A hotkey é “Backspace-A”, ou você pode acessar esta opção através do menu Editar do programa E-mail.
    1. Agora, a correção ortográfica automática também inclui o assunto.
  1. As respostas agora só devem ter um “Re” exibido na linha de assunto.
  2. Alterado o servido padrão para IMAP na caixa de diálogo Adicionar conta.
  3. Alterada a caixa de diálogo Avançados para a ordem do Tab a fim de proporcionar mais consistência.
  4. Corrigido o problema de não receber e-mail quando configurado como Todos no Exchange. Observe que o limite é de 1000 mensagens, mesmo que a caixa de correio contenha mais do que isso.
  5. Corrigido o problema de quando o nome não é exibido ao usar o MS Exchange.
  6. Media Player
    1. As pastas de audiobooks agora são tratadas como uma entidade única, com marcas, elementos de tempo e posições de saída aplicáveis à pasta como um todo, em vez de arquivos individuais como acontece em listas de reprodução de mídia normais. Para usar essa função, copie arquivos ou pastas contendo livros de áudio para a pasta “Audioboks” do HD interno, cartão SD ou qualquer unidade USB conectada e use a função “Abrir pasta” do Media Player, “Enter-F”.
    2. Agora você pode navegar por capítulos se existirem capítulos no arquivo. “Use 2-3-6 para voltar um capítulo e 3-5-6 para avançar um capítulo
    3. Agora você pode acessar a lista de capítulos escolhendo-a no menu ou pressionando “Backspace-L”.
    4. Os arquivos agora são exibidos na ordem numérica correta.
    5. A reprodução de arquivos M4B é suportada agora.
    6. As marcações agora devem ser salvas ao entrar no modo Soneca se você tiver configurado o Media Player para salvar marcações de saída.
  7. Podcasts
    1. Você pode navegar pelos arquivos de Podcast por capítulo da mesma maneira descrita no Media Player acima.
    2. Você pode acessar a lista de capítulos no aplicativo Podcasts usando “Enter-L”.
    3. Arquivos de episódios de podcast agora são salvos usando os nomes dos episódios.
  8. Gravador de voz
    1. Resolvido o problema que existia em que as gravações DAISY não eram construídas corretamente para reprodução em outros dispositivos.
  9. DAISY Player
    1. Ao ler um livro de texto DAISY, agora você pode alterar a voz de leitura, separadamente da sua voz TTS principal. Isto é útil se você quiser ler um documento em um idioma diferente ou simplesmente quiser uma voz TTS específica para o arquivo que você estiver lendo. Essa configuração está localizada na caixa de diálogo Configurações de voz.
  10. Leitor de documentos 
    1. Ao ler um documento, agora você pode alterar a voz de leitura separada do seu TTS principal. *Localizado na caixa de diálogo Configurações de voz.
    1. Corrigido o problema em que a lista de cabeçalhos não era exibida em alguns documentos EPUB.
  11. Navegador da Internet:
    1. Corrigido o problema em que links do Dropbox não baixavam.
  1. Pesquisa Wiki
    1. Corrigido o problema de exibição de todo conteúdo da Pesquisa Wiki.
  2. Dicionário Sense
    1. Corrigido o problema de pesquisa de certas palavras que resultava em definições truncadas.
  3. Calculadora
    1. Corrigido o problema da lista de histórico não bater com o código Braille de operação da Calculadora.
  4. Opções de voz
    1. Adicionadas vozes tailandesas nas opções de instalação sob encomenda.
  5. Guia rápido do usuário:
    1. Agora você pode acessar os controles de Fala quando o Guia Rápido estiver rodando.
  6. Leitor de tela móvel
    1. Adicionada a capacidade de ir para o item diretamente acima e abaixo de sua posição atual usando Espaço-2-3 e Espaço-5-6. Isso simplifica a navegação em aplicativos que oferecem diferentes categorias de controles em diferentes linhas, como o BARD Mobile e o BBC Sounds.
    2. Adicionada a capacidade de copiar e anexar à área de transferência de aplicativos de terceiros, mesmo quando uma caixa de edição não está ativa. Isto era possível antes apenas em ambientes de edição. Agora, ele irá copiar qualquer texto selecionado na tela do aplicativo de terceiros. As hotkeys são o padrão Enter-C e Enter-P.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content